Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Categoria: 
Autor: valore  |  Data de publicação: 11 de novembro de 2021

Por que investir em condomínio sustentável?

Por que investir em condomínio sustentável?

Vale uma breve reflexão antes de falarmos sobre condomínio sustentável, propriamente. Não é segredo que de uns anos para cá a sociedade vem tomando mais consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais e de investir em um estilo de vida mais sustentável do ponto de vida ambiental. 

À medida que amplia-se o acesso a esse tipo de educação, o comportamento muda, e abre-se novas demandas de consumo. Ao passo que as atitudes são transformadas, a tecnologia também se transforma a favor do meio ambiente. Essas são, inclusive, as duas bases da sustentabilidade: as pessoas e a tecnologia.

Nesse sentido, um dos setores que mais são impulsionados com ideias sustentáveis para aliar qualidade de vida ao menor impacto ambiental é o setor imobiliário com a oferta de condomínios sustentáveis. 

Já ouviu falar? Convidamos você a fazer uma reflexão sobre esse assunto e entender por que investir nesse tipo de moradia pode ser interessante. 

O que entende-se por condomínio sustentável?

Um condomínio sustentável é aquele que pratica ações organizadas e planejadas com foco na valorização e preservação do ambiente — como o aproveitamento dos recursos naturais, tais como o paisagismo — visando também menos impactos econômicos e sociais. 

Por que esse tipo de abordagem é importante? Porque o aumento populacional e o crescimento desordenado das cidades tem feito com que bens como a água, a natureza, o clima e a energia solar sejam impactados de alguma forma. 

No futuro, a escassez desses recursos influenciará diretamente na vida dos seres, em especial os humanos. Para contribuir com a preservação desses fatores ambientais, os condomínios sustentáveis oferecem alternativas como:

Reutilização de água

Uma das formas de impactar menos o ambiente é gastando menos água e, para isso, existem condomínios que garantem o reaproveitamento da água das chuvas

A água que cai é armazenada e devidamente tratada para consumo dos condôminos posteriormente. Além de ser uma ação positiva para o meio ambiente é também uma forma de economizar com a conta de água.

Energia renovável

A energia renovável vem de recursos naturais e que são naturalmente reabastecidos como o sol. Você já deve conhecer o sistema de aproveitamento da energia por meio do uso de placas solares, certo? Essa é uma das alternativas mais utilizadas por empreendimentos que se preocupam em adotar uma construção sustentável.

Tecnologia a favor da sustentabilidade

Se falamos anteriormente de como a tecnologia pode contribuir com um estilo de vida mais sustentável, por que não oferecer alguns exemplos? 

Além de oferecer mais conforto e praticidade aos moradores, a automação residencial é uma das formas de preservar recursos. Por exemplo: a economia de luz, que pode ser programada para acender e desligar quando o local estiver vazio. Os sensores de vazamento de água e as torneiras automáticas também são referências neste assunto.

Quais as vantagens de investir em um condomínio sustentável?

Quando falamos em práticas que preservam, de alguma forma, o ecossistema, podemos dizer que toda a sociedade é beneficiada, afinal, se trata da preservação de elementos fundamentais à vida de todos. Mas, claro, não é só isso. 

Para os moradores, essas alternativas podem até parecer um investimento mais elevado no início, mas representam uma economia diária, que refletirá positivamente nas contas de água e de luz. 

Além disso, podemos destacar a promoção da educação ambiental, cujo acesso todos deveriam ter, e na melhor qualidade de vida dos moradores

Para o investidor, não há dúvidas de que um condomínio que se preocupa com ações sustentáveis tende a se destacar na hora da locação, já que, como dissemos no início, as pessoas estão cada vez mais atentas à importância de estar atentos aos impactos ambientais.

E para você, o que mais compõe um condomínio com ideias voltadas para a sustentabilidade? Deixe abaixo o seu comentário!

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      25 de novembro de 2021
      4 dicas de como criar pet em apartamento

      4 dicas de como criar pet em apartamento Você gosta de animais, mas tem receio de tê-los porque seu imóvel é pequeno? Ainda que muitas pessoas acreditem no contrário, saiba que, a partir das medidas certas e cuidados diários é possível criar pet em apartamento. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo e a […]

      Continue lendo
      19 de novembro de 2021
      Dá para viver com os rendimentos de aluguel?

      Dá para viver com os rendimentos de aluguel? Investir em imóveis é, para muitas pessoas, uma das formas mais seguras de investimento e rentabilidade no futuro. Mas será que o mercado imobiliário ainda está tão atrativo quanto era há alguns anos? Viver com rendimentos de aluguel ainda é uma boa estratégia para viver com tranquilidade? […]

      Continue lendo
      11 de novembro de 2021
      Por que investir em condomínio sustentável?

      Por que investir em condomínio sustentável? Vale uma breve reflexão antes de falarmos sobre condomínio sustentável, propriamente. Não é segredo que de uns anos para cá a sociedade vem tomando mais consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais e de investir em um estilo de vida mais sustentável do ponto de vida ambiental.  […]

      Continue lendo
      Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
      envelopephone-handsetmap-markerpointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram