Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Autor: valore  |  Data de publicação: 11 de março de 2021

O poder de decisão da mulher na compra de imóveis

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua, a PNAD, a população brasileira era composta por 51,7% de mulheres em 2018.

Já em 2014, a Caixa Econômica Federal divulgou que quase 40% dos financiamentos imobiliários eram destinados a elas.

Mas, além de representarem a maioria da população e terem grande presença no mercado imobiliário, as mulheres determinam o processo de escolha dos imóveis.

As causas do poder de decisão da mulher

Mesmo quando o imóvel é financiado no nome de um homem, a mulher tem grande poder de decisão na escolha do apartamento dos sonhos ou da casa ideal.

Isso se dá por um apanhado de comportamentos femininos que costumam se diferir — em muito — do comportamento predominante dos homens.

A seguir, elencamos os diversos motivos que as fazem ter peso no processo decisório.

As mulheres pesquisam mais

Enquanto os homens costumam ter um comportamento mais imediatista, as mulheres têm mais paciência para escolhas difíceis, com reflexo a longo prazo.

Elas costumam pesquisar bem mais do que os homens, levando em consideração diversos itens importantes para a vida de quem irá morar no imóvel.

Elas se preocupam com o dia a dia dos moradores

Ao invés de se fixarem mais no preço do bem e no valor do financiamento imobiliário, as mulheres pesam os prós e contras do imóvel para a vida de quem irá morar nele.

Informações como facilidade de acesso, transporte público, áreas de lazer próximas ou índices de violência na região são fatores que elas acrescentam na balança antes de escolher o bem.

Homens têm dificuldade de visualizar a rotina no imóvel

As mulheres têm uma facilidade enorme de visualizar o ambiente montado para o dia a dia da família, mesmo que o espaço esteja vazio.

Elas têm a capacidade de projetar mentalmente a posição dos móveis, a distribuição dos ambientes e até mesmo os benefícios da iluminação natural na rotina dos moradores.

A decoração do imóvel é mais valorizada por elas

Com um processo mental que tende mais para a estética, as mulheres levam em consideração aspectos do imóvel que podem influenciar na decoração da casa ou do apartamento.

Não que homens não tenham essa facilidade ou que seja pouco importante, mas é com essa capacidade que as mulheres sabem se novos móveis precisarão ser comprados ou não, gerando custos ou economia no final.

As mulheres se importam com pormenores

De modo geral, os homens são mais pragmáticos e diretos, enquanto as mulheres são mais detalhistas e minuciosas.

Isso as permite prestar mais atenção em detalhes da qualidade do acabamento do imóvel, avaliando o estado de paredes, portas, embutidos, torneiras e até rejuntes — o que confere a elas mais facilidade para identificar problemas como infiltrações, por exemplo.

Elas vão muito além da localização geográfica

Ao invés de se aterem aos benefícios de morar em um imóvel com boa localização, perto do trabalho de algum ponto da cidade, as mulheres consideram outros atributos geográficos.

A distância de escolas, hospitais e comércios básicos, como supermercados, são de grande peso no processo decisório de uma mulher para compra de imóveis.

A importância de encantá-las

Como mostramos, o poder de decisão da mulher na compra de imóveis vai muito além do fato delas serem consideradas como as zeladoras do lar.

Elas priorizam coisas diferentes dos homens, por isso, é importante preparar uma casa ou apartamento a venda para encantar esse público tão exigente.

Pense na limpeza do espaço, nos retoques do acabamento e se muna de informações diversas que facilitariam o bem-estar dos futuros moradores do imóvel.

Além de pensar nelas, você pode pensar em mais 4 estratégias para ajudar você a acelerar a venda do seu imóvel. Acesse o artigo e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    Artigos relacionados

    5 de abril de 2021
    Erros mais comuns ao comprar imóveis: saiba quais são e como evitá-los

    As transações imobiliárias, assim como os investimentos financeiros, podem ser muito lucrativas e também complexas para quem não está envolvido com o mercado imobiliário. Por isso é fundamental conhecer quais os erros mais comuns ao comprar imóveis e o que você pode fazer para evitá-los. Elaboramos este artigo para te ajudar nisso. Aproveite! Erros mais […]

    Continue lendo
    18 de março de 2021
    Como alcançar a estabilidade financeira com investimentos?

    Apesar do tímido crescimento, podemos afirmar que os brasileiros estão investindo mais nos últimos anos. A população — em especial os mais jovens — está entendendo que é possível investir quando se tem informação e aposta-se em recursos inteligentes para fazer o dinheiro render ao longo do tempo. Se você está dando os primeiros passos […]

    Continue lendo
    11 de março de 2021
    O poder de decisão da mulher na compra de imóveis

    Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua, a PNAD, a população brasileira era composta por 51,7% de mulheres em 2018. Já em 2014, a Caixa Econômica Federal divulgou que quase 40% dos financiamentos imobiliários eram destinados a elas. Mas, além de representarem a maioria da população e terem grande presença no mercado imobiliário, […]

    Continue lendo
    Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
    envelopephone-handsetmap-markerbubblepointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram