Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Autor: valore  |  Data de publicação: 5 de abril de 2021

Erros mais comuns ao comprar imóveis: saiba quais são e como evitá-los

As transações imobiliárias, assim como os investimentos financeiros, podem ser muito lucrativas e também complexas para quem não está envolvido com o mercado imobiliário.

Por isso é fundamental conhecer quais os erros mais comuns ao comprar imóveis e o que você pode fazer para evitá-los. Elaboramos este artigo para te ajudar nisso. Aproveite!

Erros mais comuns na aquisição de imóveis

Comprar apartamentos ou casas por conta própria pode ser usual e corriqueiro para quem está inserido no mercado imobiliário, tirando de letra as transações envolvidas.

Mas para quem está adquirindo o primeiro imóvel ou não está acostumado com os trâmites, existem erros ao comprar imóveis que podem ser traumáticos.

Aqui em nosso blog, já levantamos erros que você não pode cometer ao comprar um imóvel e erros que você deve evitar ao investir em imóveis. Entre os mais comuns, estão:

  • não pesquisar sobre os envolvidos, seja quem está vendendo ou intermediando as transações;
  • não visitar o imóvel ou visitá-lo apenas em um dia ou sempre no mesmo horário;
  • comprar o bem no impulso;
  • não ser detalhista quanto a situação e documentação do imóvel.

Mas você sabe quais são os piores erros ao comprar imóveis?

Piores erros ao comprar imóveis

Para te ajudar a evitar os piores erros ao comprar imóveis, relacionamos cada um deles e o que você deve fazer para não os cometer.

Siga esse checklist e tenha sucesso na compra de seu apartamento dos sonhos ou da casa ideal.

1. Não pesquisar o suficiente

A compra por emoção é muito comum em nossa sociedade capitalista e até estimulada por empresas de diversos segmentos, principalmente por estar muito ligada à emoção. Mas imóveis são bens duráveis que exigem maior atenção em suas transações.

Um apartamento ou uma casa pode não ser tão fácil de revender posteriormente, além da ânsia por se mudar ou adquirir o bem poder ocultar problemas estruturais e até mascarar dificuldades financeiras.

Por isso, sempre pesquise incansavelmente sobre onde você e sua família irão morar ou sobre o bem em que você aplicará seus investimentos.

Obviamente que você poderá perder uma ótima oportunidade se demorar a tomar uma decisão, mas se o imóvel não for o mais recomendável para você, a pesquisa poderá o livrar de grandes prejuízos.

2. Não verificar o histórico do imóvel

Visitar o imóvel é essencial e não o fazer em diferentes dias e horários é um dos erros mais comuns, como já dito. Mas não conhecer o histórico do bem é ainda pior.

Este é um dos piores erros ao comprar imóveis, pois não saber quando foi construído, as reformas e adequações estruturais feitas e até mesmo o histórico de segurança pode causar surpresas ruins no futuro.

Então, sempre questione o proprietário ou intermediador sobre o histórico do bem, inclusive criminal. Algumas pessoas não têm superstições com imóveis que foram palcos de crimes violentos, como assassinatos e suicídios, mas é importante saber se já houve assaltos e roubos no bem.

Além disso, verifique se o imóvel passa por algum processo judicial, como partilha de inventário. Esse tipo de situação pode até gerar o cancelamento da transação imobiliária.

3. Não analisar os detalhes do financiamento

Outro grave erro comum ao comprar imóveis é quando a transação é feita por meio de um financiamento imobiliário e os detalhes do mesmo não são analisados com cautela.

Em muitos casos, instituições financeiras vendem seus financiamentos de imóveis com promessa de juros baixos. No entanto, o contrato esconde outros gastos além da taxa de juros.

É preciso analisar informações como inspeções tarifadas, seguros e o Custo Efetivo Total (CET). Há pegadinhas comerciais em que a taxa de juros é baixa, mas o CET é alto, deixando o financiamento não tão interessante para quem o contrata.

Esse tipo de precaução é importante para evitar sustos financeiros e não se deparar com uma inadimplência devido a transação prejudicar sua saúde financeira com despesas extras na compra do bem.

4. Fazer a transação sem auxílio de especialistas

Muita gente torce o nariz para corretores independentes e imobiliárias por acharem que se trata de um gasto adicional no processo de compra e venda de imóveis, optando por comprar o imóvel direto com o proprietário.

No entanto, esses profissionais são especialistas nestas transações e peças-chave na proteção de quem compra um bem caro e que poderá ser usado pela vida inteira.

Além das análises socioeconômicas, como a valorização da região em que o bem está, da observação estrutural, como identificação de defeitos e características que podem influenciar no preço do bem, estes profissionais podem auxiliar nos trâmites comerciais e jurídicos, como com documentações e impostos.

Por isso, contar com um corretor, seja ele independente ou vinculado a alguma imobiliária, é importante para otimizar o processo de compra de imóveis e deixá-lo mais seguro para as partes.

5. Não pensar no futuro

Como dito no início do artigo, apartamentos e casas são bens duráveis, cuja precificação sofre influência de diversos aspectos.

Comprar um bem desses sem pensar no futuro, seja no aspecto de valorização da região em que ele está localizado ou em um possível crescimento da família, pode causar dores de cabeça no futuro.

O comprador pode se ver obrigado a se mudar para outro imóvel em pouco tempo ou mesmo ter muita dificuldade de desfazer do bem em caso de necessidade financeira.

Aliás, esse tipo de projeção do bem no futuro é um dos benefícios de contar com ajuda de um corretor, como os que compõem a equipe da Valore Imóveis.

Afinal, não basta a transação ser benéfica para quem adquire o imóvel. O bem deve ser visto como um ponto importante na felicidade de quem fará dele um lar ou uma fonte de renda.

Então, para não cometer nenhum dos piores erros ao comprar imóveis, entre em contato com a nossa equipe e tenha todo o suporte necessário da Valore Imóveis para o sucesso de suas transações imobiliárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    Artigos relacionados

    5 de abril de 2021
    Erros mais comuns ao comprar imóveis: saiba quais são e como evitá-los

    As transações imobiliárias, assim como os investimentos financeiros, podem ser muito lucrativas e também complexas para quem não está envolvido com o mercado imobiliário. Por isso é fundamental conhecer quais os erros mais comuns ao comprar imóveis e o que você pode fazer para evitá-los. Elaboramos este artigo para te ajudar nisso. Aproveite! Erros mais […]

    Continue lendo
    18 de março de 2021
    Como alcançar a estabilidade financeira com investimentos?

    Apesar do tímido crescimento, podemos afirmar que os brasileiros estão investindo mais nos últimos anos. A população — em especial os mais jovens — está entendendo que é possível investir quando se tem informação e aposta-se em recursos inteligentes para fazer o dinheiro render ao longo do tempo. Se você está dando os primeiros passos […]

    Continue lendo
    11 de março de 2021
    O poder de decisão da mulher na compra de imóveis

    Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua, a PNAD, a população brasileira era composta por 51,7% de mulheres em 2018. Já em 2014, a Caixa Econômica Federal divulgou que quase 40% dos financiamentos imobiliários eram destinados a elas. Mas, além de representarem a maioria da população e terem grande presença no mercado imobiliário, […]

    Continue lendo
    Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
    envelopephone-handsetmap-markerbubblepointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram