Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Autor: valore  |  Data de publicação: 5 de maio de 2021

Entenda quais os principais gastos ao morar sozinho

Quem decide morar sozinho deve se empenhar em um bom planejamento financeiro para não ter surpresas desagradáveis no futuro. Afinal de contas, se todos os custos não forem muito bem dimensionados, essa grande mudança de fase em sua vida pode ser marcada por dificuldades. Convenhamos, se frustrar nessa experiência e voltar para casa dos pais é algo que ninguém deseja.

Por isso, fique ligado em todas as nossas dicas sobre como estimar os principais gastos de uma casa. Falaremos sobre as categorias de custos: aluguel, alimentação, móveis, entre outros. Não deixe de conferir!

Aluguel e condomínio

Quem opta pelo aluguel deve ter especial atenção com esse tipo de custo. Dê preferência por contratos de duração mais estendida, que prevejam a possibilidade de rescisão em comum acordo, sem multa. Tenha em vista que se em poucos meses o proprietário solicitar o imóvel, você terá que procurar um novo local para se mudar e arcar com todos os custos que isso envolve.

Fique atento também a forma de correção do aluguel. Geralmente, os contratos preveem correção anual fixada por algum índice de inflação. Isso é algo positivo, pois você terá uma previsibilidade em relação ao valor a ser desembolsado por todo o tempo do contrato. Também devem ser levados em conta, ao fim do mês as despesas de IPTU e condomínio.

No mais, pesquisar é a palavra de ordem. Em uma mesmo bairro, imóveis de qualidade de infraestrutura muito similar apresentam preços de aluguéis muito variados, sendo necessário avaliar várias opções para fazer bom negócio.

Quanto ao condomínio, é preciso considerar o que o seu custo abarca. Área de lazer, salão de festas, porteiro 24h, água, gás, luz, são algumas das principais vantagens oferecidas. Cabe a você avaliar qual o custo-benefício de cada opção em análise.

Contas fixas

Depois do aluguel, as contas fixas representam o principal custo de morar sozinho. Mas o que são essas contas fixas? Entenda quais são elas, lembrando-se que quando você reside em um apartamento, muitas delas já estão incluídas no condomínio:

  • luz;
  • gás;
  • internet;
  • TV a cabo;
  • Telefone;
  • IPTU

Para quem pensa em economizar, convém contratar o plano básico de alguns desses serviços ou nem mesmo contratá-los. No caso do telefone fixo e TV a cabo, por exemplo, o serviço de telefonia celular e um streaming, como o Netflix e Amazon Prime suprem muito bem essa demanda e são bem mais em conta.

 Alimentação

Quem decide por morar sozinho vive um grande dilema quando o assunto é alimentação. Ir ou não para cozinha preparar as próprias refeições? Como todo mundo sabe, cozinhar somente para si pode ser dispendioso, ou você faz uma compra que cubra o mês e corre o risco de perder alimentos que são muito perecíveis, ou você compra o básico, enlatados e congelados. Por isso, pensando apenas em uma dimensão de custos, o melhor talvez será comer fora ou pedir comida.

Móveis e eletrodomésticos

Outro ponto importante é a aquisição de móveis e eletrodomésticos. Adquirir todos os itens necessários para equipar sua casa ou apartamento de uma só vez pode representar um alto investimento. De fato você precisará, com certeza, de uma geladeira, cama, fogão e uma máquina de lavar. Com isso, é interessante contar com uma reserva financeira antes de se mudar. Não se esqueça de que já com o imóvel alugado, o seu custo de vida dará um salto considerável, o que pode dificultar a compra de todos os móveis e eletrodomésticos.

Com o post de hoje, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre os custos ao morar sozinho. Como você deve ter percebido, para ter uma experiência agradável é preciso muito planejamento financeiro. Por isso, avalie qual é o seu orçamento e comece a pesquisar imóveis de sua preferência. Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente, podemos ajudar a encontrar o imóvel adequado ao seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    Artigos relacionados

    9 de junho de 2021
    Pet shops na região Centro-Sul: comodidade para quem tem animais de estimação em BH

    As facilidades das áreas nobres de BH não são restritas aos moradores da região. Um exemplo disso são os pet shops na região Centro-Sul, que acabam atendendo todos que transitam por esses bairros. Este segmento de mercado é importante em um cenário de aproximadamente 139,3 milhões de animais de estimação no país, segundo o Instituto […]

    Continue lendo
    4 de junho de 2021
    Por que você deve investir na automação residencial

    Lembra-se daqueles filmes ou desenhos de ficção científica em que tudo era automatizado nas residências? O personagem chegava em casa e as luzes, a TV e o ar condicionado ligavam todos sozinhos e ao mesmo tempo? Pois essa já é uma realidade e o que era considerado futurista, já faz parte do presente de muitas […]

    Continue lendo
    21 de maio de 2021
    Investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

      Segundo pesquisa do SPC, de 2017, 57,2% das pessoas que afirmaram ter investimentos optaram por aplicar seu dinheiro em em imóveis para alugar. É justamente para te ajudar a esclarecer essa dúvida que elaboramos este artigo. Aproveite! Principais motivos para investir em imóveis para alugar Além de ser o segundo tipo de aplicação mais […]

    Continue lendo
    Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
    envelopephone-handsetmap-markerbubblepointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram