Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Autor: valore  |  Data de publicação: 5 de março de 2021

Ensino na Região Centro-Sul: melhores escolas e faculdades de BH e do Vila da Serra

A educação é uma das cinco maiores preocupações do brasileiro, conforme apontou pesquisa “What Worries the World” de 2019. Por isso, a qualidade dos estudos dos filhos é um dos pontos de maior preocupação dos pais no Brasil.

Mas o ensino na Região Centro-Sul de Belo Horizonte não deve ser motivo de preocupação de nenhum pai, pois os bairros contam com excelentes escolas de níveis fundamental e médio, além de boas faculdades nas imediações.

Para tranquilizar quem pensa em mudar para essa região, relacionamos as melhores escolas e faculdades de BH e do Vila da Serra. Confira a lista!

As melhores instituições de ensino na Região Centro-Sul

Os dados referentes ao desempenho dos alunos de cada escola no Enem 2019 ainda não foram divulgados, mas listamos a seguir as que se consolidaram como as melhores instituições de ensino da Região Centro-Sul e do Vila da Serra para você ficar atento na hora de escolher onde seus filhos estudarão.

Colégio Bernoulli

A 5ª melhor instituição de ensino de todo o Brasil e a melhor de Minas Gerais (posição que mantém há mais de 10 anos), com base nas notas do Enem 2018 e com destaque nos resultados de Redação e Matemática, foi o Colégio Bernoulli.

O Bernoulli tem diversas unidades espalhadas por BH, sendo Educação Infantil e Ensino Fundamental I no bairro Santo Antônio, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular nas unidades do Santo Agostinho e Lourdes.

Coleguium

A rede de ensino Coleguium tem 20 escolas em Minas Gerais, sendo uma unidade internacional no Belvedere e outras três no Gutierrez, atendendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Com os resultados do Enem de 2018, o colégio conquistou a 7ª colocação entre as melhores instituições de ensino do país, também com destaque para as notas de Redação e Matemática.

Colégio Santo Antônio

Segundo os dados do Enem de 2018, o Colégio Santo Antônio ficou ranqueado como a 16ª melhor instituição de ensino do Brasil, se destacando nas notas de Redação e Matemática.

O CSA, como é conhecido, está situado na Savassi, Região Centro-Sul de BH, e se apresenta como único colégio PASCH (iniciativa “Escolas: uma parceria para o futuro”) de Minas Gerais, oferecendo aulas de alemão na grade curricular do Ensino Médio.

Colégio Santo Agostinho

O Colégio Santo Agostinho, com duas unidades na Região Centro-Sul, nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez, também conta com uma unidade no Vale dos Cristais, em Nova Lima, pertinho do bairro Vila da Serra.

É outra renomada instituição de ensino que ficou entre as 50 melhores escolas do país, com base nas notas de seus alunos no Enem de 2018, também com destaque em Matemática e Redação.

Colégio Loyola

Unidade de Belo Horizonte da Rede Jesuíta de Educação, o Colégio Loyola, ficou ranqueada entre as 100 melhores instituições de ensino do Brasil, conforme nota dos alunos no Enem de 2018.

O Loyola foi inaugurado no Funcionários quando BH nem havia completado seus primeiros 50 anos e só no final da década de 1940 se mudou para o endereço atual, na Avenida do Contorno, com uma infraestrutura de 21 mil m².

Colégio Logosófico

O Colégio Logosófico González Pecotche é outro colégio de BH classificado entre as 100 melhores instituições de ensino do país, com base nas notas do Enem 2018.

A segunda unidade fundada pela rede de ensino uruguaia, que propõe uma pedagogia diferenciada, situa-se no bairro Funcionários e atende a alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio.

As faculdades e universidades de destaque da zona sul

Além de todos os renomados colégios que listamos, a qualidade do ensino na Região Centro-Sul se apoia em diversas faculdades e universidades reconhecidas pelo MEC.

Os moradores dos bairros da região têm fácil acesso às seguintes instituições de ensino superior:

  • Ciências Médicas de Minas Gerais: unidade no Centro;
  • Escola Guignard: escola de artes da UEMG, no Comiteco;
  • Faculdade Arnaldo: unidade no bairro Funcionários;
  • Faculdade Cotemig: localizada no Barroca;
  • Faculdade Ibhes: unidade no bairro Cruzeiro;
  • Faculdade IBS/FGV: unidades nos bairros Cidade Jardim e Luxemburgo;
  • Faculdade Pitágoras: pólos no Centro, Funcionários, Gutierrez e na Vila Paris;
  • Faculdade Promove: localizada no Lourdes;
  • FUMEC: centro universitário no Cruzeiro;
  • IBMEC: situada no bairro Funcionários;
  • Milton Campos: unidade no Vila da Serra;
  • Newton Paiva: centro universitário no Estoril;
  • UFMG: campus de Saúde no Santa Efigênia;
  • UniBH: nos bairros Lourdes e Buritis;
  • Una: campus nos bairros Lourdes e Estoril.

As melhores escolinhas para seus filhos

Anteriormente, já relacionamos as 10 melhores escolas da Região Centro-Sul de BH, que conta com instituições consagradas — como o Colégio Santa Dorotéia — e que já deixa um belo desafio para os pais escolherem em qual instituição matricular os filhos.

Para quem tem filhos pequenos, os bairros da região também são repletos de soluções voltadas para o maternal e a primeira infância, como o Instituto Pedagógico Era Uma Vez, a Escola Infantil Vila da Criança e o Sistema Educacional Primeiros Passos.

Portanto, não importa qual a idade dos seus filhos. O ensino na Região Centro-Sul conta com as melhores escolas e faculdades de BH e do Vila da Serra. Então, aproveite para conhecer tudo sobre a Região Centro-Sul e não ter mais dúvidas em se mudar para essa região: confira os melhores imóveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    Artigos relacionados

    5 de abril de 2021
    Erros mais comuns ao comprar imóveis: saiba quais são e como evitá-los

    As transações imobiliárias, assim como os investimentos financeiros, podem ser muito lucrativas e também complexas para quem não está envolvido com o mercado imobiliário. Por isso é fundamental conhecer quais os erros mais comuns ao comprar imóveis e o que você pode fazer para evitá-los. Elaboramos este artigo para te ajudar nisso. Aproveite! Erros mais […]

    Continue lendo
    18 de março de 2021
    Como alcançar a estabilidade financeira com investimentos?

    Apesar do tímido crescimento, podemos afirmar que os brasileiros estão investindo mais nos últimos anos. A população — em especial os mais jovens — está entendendo que é possível investir quando se tem informação e aposta-se em recursos inteligentes para fazer o dinheiro render ao longo do tempo. Se você está dando os primeiros passos […]

    Continue lendo
    11 de março de 2021
    O poder de decisão da mulher na compra de imóveis

    Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua, a PNAD, a população brasileira era composta por 51,7% de mulheres em 2018. Já em 2014, a Caixa Econômica Federal divulgou que quase 40% dos financiamentos imobiliários eram destinados a elas. Mas, além de representarem a maioria da população e terem grande presença no mercado imobiliário, […]

    Continue lendo
    Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
    envelopephone-handsetmap-markerbubblepointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram