Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Categoria: 
Autor: valore  |  Data de publicação: 25 de junho de 2021

3 Passos Essenciais Para Realizar O Sonho Da Casa Própria

Quando falamos em “sonhos dos brasileiros”, ter a casa própria está sempre entre os principais desejos, já reparou? Não é à toa: a casa própria, para muitos, é sinônimo de segurança, independência e liberdade financeira, afinal, você terá investido em algo que será realmente seu.

Este é um assunto tão importante que é só olhar a sua volta e você verá várias pessoas utilizando estratégias para alcançar essa meta: realizando vaquinhas para arrecadar dinheiro, dedicando-se a um financiamento, juntando dinheiro para comprar à vista, entre outras.

São muitas as possibilidades de investir no imóvel próprio. Porém, todas elas devem ter uma base fundamental: o planejamento. Ele é o alicerce para tornar qualquer sonho em realidade. Selecionamos algumas dicas para você se organizar da forma correta e alcançar o seu objetivo. Acompanhe!

  1. Analise por que essa realização é tão importante para você

É muito mais fácil alcançar qualquer meta quando você entende o exato motivo pelo qual aquilo é importante. Por exemplo: você é jovem, cansou-se de morar com seus pais e quer ter liberdade para sair e chegar quando quiser. Ter essa autonomia é o seu ponto principal e que servirá de motivação em busca do seu ideal.

Da mesma maneira, se você não aguenta mais pagar aluguel e percebe que boa parte do seu salário é destinada a ele e, por isso, não consegue realizar outras metas, a sua liberdade financeira é o seu objetivo maior.

Entender exatamente os motivos pelos quais vale a pena investir na sua casa própria é o ponto de partida para traçar seu planejamento de acordo com a sua realidade. Do contrário, será fácil se perder no seu propósito.

  1. Tenha um planejamento financeiro tangível

Falar em planejamento financeiro pode até parecer algo banal, pois a maioria das pessoas entende o quanto isso é importante. Acontece que, justamente por ser algo essencial, é muito comum vermos pessoas planejando apenas de cabeça, sem colocar o plano no papel, de fato.

Além do papel, existem outras formas de montar seu planejamento com a ajuda de planilhas virtuais e apps especializados neste fim. Independentemente da sua escolha, o mais importante é não deixar de definir:

  • de que forma você investirá no imóvel: por meio de financiamento, após juntar dinheiro para dar uma entrada ou comprar à vista, entre outras;
  • quanto dinheiro precisa ser levantado para a aquisição da casa própria;
  • em quanto tempo, em média, você terá esse valor;
  • o quanto da sua renda será destinado, especificamente, para este fim;
  • de quais formas você consegue fazer uma renda extra;
  • o que pode ser cortado das suas despesas mensais.

Vale ressaltar que o planejamento financeiro deve ser algo elaborado de acordo com a sua realidade e que seja possível de se colocar em prática. Caso contrário, você apenas vai gastar tempo elaborando algo que ficará esquecido na gaveta ou em alguma pasta do computador.

  1. Coloque o planejamento em prática o quanto antes

Sonhar é saudável, mas colocar em prática é o que traz resultados. Não é necessário esperar o cenário ideal para começar e, muito menos, se prender a apenas uma opção para conseguir dinheiro para realizar seu objetivo.

O que você pode fazer é colocar seu planejamento em prática hoje: corte gastos supérfluos, busque por investimentos vantajosos para o seu dinheiro render todos os meses e veja novas maneiras de ganhar mais dinheiro.

Por fim, saiba que o sonho da casa própria é algo que muita gente tem, porém, a diferença está naquelas pessoas que conseguem se planejar e realizar o que foi planejado. E, pode até demorar um pouco, mas se você não começar agora, certamente, vai demorar muito mais.

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a realizarem seus objetivos!

 

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      25 de novembro de 2021
      4 dicas de como criar pet em apartamento

      4 dicas de como criar pet em apartamento Você gosta de animais, mas tem receio de tê-los porque seu imóvel é pequeno? Ainda que muitas pessoas acreditem no contrário, saiba que, a partir das medidas certas e cuidados diários é possível criar pet em apartamento. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo e a […]

      Continue lendo
      19 de novembro de 2021
      Dá para viver com os rendimentos de aluguel?

      Dá para viver com os rendimentos de aluguel? Investir em imóveis é, para muitas pessoas, uma das formas mais seguras de investimento e rentabilidade no futuro. Mas será que o mercado imobiliário ainda está tão atrativo quanto era há alguns anos? Viver com rendimentos de aluguel ainda é uma boa estratégia para viver com tranquilidade? […]

      Continue lendo
      11 de novembro de 2021
      Por que investir em condomínio sustentável?

      Por que investir em condomínio sustentável? Vale uma breve reflexão antes de falarmos sobre condomínio sustentável, propriamente. Não é segredo que de uns anos para cá a sociedade vem tomando mais consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais e de investir em um estilo de vida mais sustentável do ponto de vida ambiental.  […]

      Continue lendo
      Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
      envelopephone-handsetmap-markerpointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram