Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Categoria: 
Autor: valore  |  Data de publicação: 10 de janeiro de 2022

3 dicas para quem vai morar sozinho

3 dicas para quem vai morar sozinho

Morar sozinho é, para muitas pessoas, o primeiro passo para alcançar a independência, principalmente entre os mais jovens. Mas esse é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa e esse passo precisa ser dado a partir de muita organização e planejamento.

Pensando em te ajudar nesse processo, preparamos 3 dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez, incluindo alguns cuidados que não podem ser negligenciados. Continue e veja o que considerar para tomar a decisão com mais inteligência e evitar frustrações.

1. Evite mudar sem ter um bom planejamento financeiro

A última coisa que você deseja é que algo dê errado nesse momento, certo? Porém, saiba que mesmo tomando a decisão de forma consciente e com planejamento pode ser que no meio do caminho algo não saia como o esperado. E isso é normal, afinal, imprevistos acontecem.

Porém, isso não quer dizer que você deva se mudar sem organizar-se financeiramente primeiro. Planejar-se para a mudança é uma etapa essencial, e ela envolve:

  • estimar os custos com aluguel ou compra de onde deseja morar, assim como colocar na ponta do lápis todas as despesas mensais básicas, como contas de água, luz, internet e alimentação;
  • avaliar se a sua renda mensal é suficiente para arcar com as despesas acima, junto dos gastos com lazer, cursos e outras despesas recorrentes;
  • ter um reserva de emergência para cobrir eventualidades, caso ocorra, e você conseguir se preparar para imprevistos.

2. Alugar pode ser a melhor opção no momento

O sonho da casa própria é algo comum entre os brasileiros, mas, ainda mais importante do que tomar a decisão de morar só na própria casa, é decidir por um sonho que envolve um esforço financeiro tão alto, certo? 

Muitas vezes, as pessoas que dão os primeiros passos rumo à independência, ainda não conquistaram um patrimônio sólido. Isso, além de abrir margens para experimentarem opções de moradias antes de firmar-se em um local, faz parte do processo de construção dessa autonomia.

Nesse caso, investir no aluguel pode ser uma boa escolha até para entender o tipo de imóvel em que se pretende morar definitivamente.

Ao alugar, o morador consegue perceber se aquela região é a melhor para viver, se gostaria de morar em apartamento ou casa, entre outros aspectos importantes e que podem ser avaliados com calma quando não se tem um compromisso financeiro tão longo como um financiamento.

3. Investir em locais mobiliados é uma solução para quem tem pressa

Se você não estiver com muito tempo nem dinheiro suficiente para mudar-se com toda a mobília própria, dê preferência para imóveis já mobiliados. Geralmente, os custos com o aluguel podem ser um pouco mais altos do que quando aluga-se um imóvel vazio, mas, ao final, o custo-benefício pode valer a pena.

Por último, uma dica extra para quem vai morar sozinho: peça a ajuda de um especialista ao avaliar e escolher um novo imóvel, mesmo que seja aluguel. 

Isso é importante porque decidir por um novo local para morar requer avaliar a estrutura do empreendimento, para sua segurança, além de lidar com toda a parte burocrática que envolve os direitos do inquilino, a documentação, entre outros.

Tem interesse em saber mais sobre esse processo? Que tal começar entendendo como funcionam as garantias de locação de imóveis? Aproveite para conferir o artigo em que falamos mais sobre isso!

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      16 de agosto de 2022
      Agente imobiliário: como ele pode te ajudar a fazer a escolha certa na hora de comprar um imóvel

      O agente imobiliário é a melhor pessoa para te auxiliar na hora de comprar um imóvel. Este é um grande investimento, além de uma segurança financeira para você e para a sua família. Por isso, estar bem orientado é fundamental na hora de tomar a decisão de compra. De acordo com a pesquisa Perspectivas da […]

      Continue lendo
      9 de agosto de 2022
      Investir em imóveis ainda vale a pena?

      Os últimos anos trouxeram um cenário de muitas incertezas econômicas, em que diversos setores sofreram grandes quedas. Diante disso, é compreensível se questionar se ainda vale a pena investir na compra de imóveis. Conforme te mostraremos a seguir, mesmo diante de todo o contexto de crise econômica gerado pela pandemia, o setor imobiliário não somente […]

      Continue lendo
      2 de agosto de 2022
      5 motivos para morar no Vila da Serra

      Nas próximas linhas vamos te mostrar que não só é possível encontrar tudo em uma única região, como vamos te apresentar o que provavelmente será o próximo bairro em que você irá morar: o Vila da Serra. Combinar todos os principais atrativos, como segurança, tranquilidade, comodidade, valorização do imóvel, infraestrutura, modernidade e qualidade de vida […]

      Continue lendo
      Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
      envelopephone-handsetmap-markerpointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram